top of page
Buscar
Foto do escritorTriunfo Ecosolar

RESIDÊNCIAS SÃO PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELO CRESCIMENTO DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA, NO BRASIL




As residências são as principais responsáveis pelo crescimento da geração distribuída, no Brasil. É o que diz o estudo estratégico realizado pela Greener sobre o setor fotovoltaico no 1º semestre de 2022.


Segundo a consultoria, a classe residencial foi responsável por 56% das novas instalações de geração distribuída no país, e representa hoje 82% das instalações e 57% de toda a potência instalada.


Atrás das residências, estão a classe comercial com 8% das instalações, a classe industrial com 8% e a classe rural com 2%.


Em termos de potência instalada, a classe comercial apresenta 23%, a classe rural 14%, a classe industrial 5% e o poder público 1% de potência.


Os motivos para o crescimento da instalação de sistemas solares fotovoltaicos em residências podem estar ligados a uma acumulada redução de 44% no preço dos sistemas fotovoltaicos residenciais nos últimos 6 anos, os constantes aumentos no valor da conta de luz e a grande variedade de formas de investimento disponíveis no mercado.


O estudo também concluiu outros pontos interessantes sobre o setor solar brasileiro como:


– 71% dos consumidores são pessoa física e 29% são pessoa jurídica.


– A quantidade de instalações FV dobrou nos últimos 12 meses, alcançando 1,2 milhão de unidades no país.


– O volume de novas instalações (2,8 GW) no primeiro semestre de 2022 foi 51% superior em relação ao mesmo período de 2021 (1,8 GW).


– O crescimento da geração distribuída tem sido puxado fortemente pela microgeração (instalações abaixo de 75 kW) que representa 85% da capacidade instalada.


– São Paulo foi o estado que mais investiu em energia solar, ficando na frente de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso, que juntos investiram R$7,6 bilhões no 1º semestre de 2022 e adicionaram 1.196 MW de potência instalada.


– Os preços dos sistemas fotovoltaicos tiveram uma redução média de 4,3% no primeiro semestre de 2022. A queda dos preços de venda dos equipamentos na cadeia de distribuição e alta competitividade no setor foram fatores que contribuíram para a redução dos preços ao consumidor final.


Quer fazer parte desse movimento de transição energética mundial e começar a produzir energia direto da sua própria casa? Vem falar com a gente!


Envie uma mensagem pelo Whatsapp (42) 99926 - 9365 ou pelo E-mail: contato@triunfoecosolar.com para falar com nossa equipe e tirar todas as suas dúvidas 🔌


☀️Triunfo EcoSolar – Soluções em energia solar


Fonte dos dados: (Greener, 2022; Acesse em greener.com.br)

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page